quarta-feira, 23 de julho de 2008

RUI BARBOSA. O direito do Amazonas ao Acre Setentrional

A rara obra de Rui Barbosa agora está disponível ao público leitor do Blog. Como sabemos, o ilustríssimo autor discordou dos rumos dados pelo Barão de Rio Branco nas negociações sobre anexação do Acre ao Brasil com o governo boliviano. Motivo pelo qual não assinou o Tratado de Petrópolis em 1903. Essa importante obra, uma das muitas que a historiografia oficial fez questão de apagar da memória acreana, trás argumentos fortes em defesa do apoderamento das terras do então Território do Acre pelo Estado do Amazonas - ao todo são 351 páginas. Rui Barbosa era contra a autonomia acreana, por isso, foi e é até hoje interditado pela escrita oficial de nossa região.

PARA BAIXAR A OBRA COMPLETA ACESSE O LINK ABAIXO:

http://cid-daa5fcaa93b79f4d.skydrive.live.com/self.aspx/P%c3%bablico/Documentos%20da%20Hist%c3%b3ria%20do%20Acre/Rui%20Barbosa.%20O%20direito%20do%20Amazonas%20sobre%20o%20Acre%20Setentrional.pdf

2 comentários:

Isaac Melo disse...

Egina e Eduardo,
Essa obra é fantástico, pena que não dá para imprimir porque é muita coisa, e para comprar está salgado o preço, mas para ler on-line já está de bom tamanho.
Mais uma vez parabenizo pela qualidade do blog
Abraço,
Isaac Melo

Patrícia Monteiro disse...

Amigos,
Sou uma carioca com alma acreana,por isso sinto-me praticamente obrigada a postar aqui! A obra completa citada está disponível em três tomos (IV,V e VI). Comprei-as na Fundação Rui Barbosa por apenas R$ 10,00 cada. Acreditem!São livros novos, apesar de já amarelados.O bibliotecário informou-me que não haverá reedição. Fico triste em saber que pouco sabe-se da linda e guerreira história acreana, mas somos nós - interessados - que temos a oportunidade em mantê-la viva! Abraços fraternos! Disponho meu contato pra quem assim quiser.